GPL

O que é?

O GPL (Gás de Petróleo Liquefeito), também designado LPG – Liquid Propane Gás, é um derivado do petróleo, produzido naturalmente nos campos de exploração de petróleo e gás, como parte da extração do crude ou obtido através de processos de refinação.

No que respeita ao seu tratamento posterior, os gases Butano e Propano são separados do crude armazenado nos campos de exploração petrolífera.

O GPL é um combustível versátil e de fácil transporte, uma vez que pode ser transportado na fase líquida, normalmente é transportado em camiões cisterna desde as armazenagens até às instalações da Lusiadagás, sendo as mesmas o canal de distribuição junto dos usuários finais.

Este derivado do petróleo tem um poder calorífico elevado (cerca de 12.000 kcal) e é um combustível com uma combustão bastante inofensiva para o meio ambiente.

Exploração de GPL

O GPL (Gás de Petróleo Liquefeito) é um derivado do petróleo, produzido naturalmente nos campos de exploração de petróleo e gás, como parte da extração do crude ou obtido através de processos de refinação. No que respeita ao seu tratamento posterior, os gases Butano e Propano são separados do crude armazenado nos campos de exploração petrolífera. O GPL é transportado todos os dias da exploração, através de linhas férreas, pipeline ou utilizando a via rodoviária e a sua distribuição é feita a partir do terminal de importação por navios. Chegado ao nosso país, é direcionado para as instalações e armazenagem de gás da Lusiadagás.

O GPL é um combustível versátil e de fácil transporte, uma vez que pode ser transportado na fase líquida. Este derivado do petróleo tem um poder calorífico elevado (cerca de 12.000 kcal) e é um dos produtos, cuja combustão é mais inofensiva para o ambiente.

Principais benefícios do GPL

 Alto poder calorífico

 Alta eficiência de combustão

 Limpo, sem resíduos significativos de enxofre ou metais poluentes

 Não tóxico

 Odorizado, por questões de segurança

 

O GPL oferece inúmeras vantagens sendo que uma das mais relevantes é o facto de não necessitar de custos de infraestrutura. Isto significa que não são necessárias redes de distribuição complicadas, podendo o GPL ser consumido mesmo em zonas remotas. O GPL pode ainda ser utilizado como combustível rodoviário, sob a forma de GPL Auto.

 

As utilizações do GPL

Em terra ou no mar, o GPL contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Na vida ao ar livre, em casa, no campo, nas indústrias e até em atividades desportivas, o GPL está presente para fornecer energia.

Transforma as caravanas em verdadeiras casas, fornece calor e iluminação aos campistas e alpinistas. No mar, marca presença em barcos de cruzeiro, na alimentação da central de calor, dos fogões e frigoríficos.

No desporto, o GPL fornece energia aos apreciadores de desportos aéreos, nomeadamente aos amantes dos balões de ar quente.

Em casa, o GPL é uma fonte privilegiada de aquecimento, contribuindo para o bem-estar da família e proporcionando relaxantes momentos no conforto do lar.

O GPL assume ainda um papel relevante para os agricultores e horticultores, possibilitando o desenvolvimento e utilização de técnicas que lhes permitem uma maior eficiência nos resultados obtidos.

No entanto, continua a ser no setor industrial que o GPL consegue ser mais versátil, somando cerca de 1.500 utilizações diferenciadas. Desde a produção de vapor, à indústria metalomecânica, passando pela cerâmica, vidros e têxteis.

OS NOSSOS PRODUTOS

GÁS CANALIZADO

A Lusiadagás possui diversas redes que permitem o fornecimento de gás canalizado a diversos aglomerados urbanos.

GÁS A GRANEL

A Lusiadagás disponibiliza aos seus clientes diversas opções de Armazenamento de Gás Propano, adaptando a última tecnologia.

GPL AUTO

A Lusiadagás disponibiliza aos automobilistas de GPL Auto um combustível de elevada qualidade a um preço bastante competitivo.

Campanha Novas Adesões

 

1% Desconto

1% Desconto Caso adira ao pagamento por débito direto e fatura eletrónica.

Vale Inovação PT 2020

Facebook

Unable to display Facebook posts.
Show error

Error: Error validating application. Application has been deleted.
Type: OAuthException
Code: 190
Please refer to our Error Message Reference.

A Lusiadagás

A Lusiadagás foi constituída em 2004 com o objetivo de promover a distribuição de gás propano na região do Algarve, e sul do Pais.